quinta-feira, 20 de maio de 2010

Carta ao Jornal Estado de São Paulo

Voto obrigatório ou facultativo?

Lendo a entrevista de Aristides Junqueira (ex-procurador geral da república), tenho de discordar de sua opinião, não totalmente, por que de fato se o voto não fosse obrigatório, muito provavelmente as zonas eleitorais não funcionariam com tanto movimento.
Entretanto devemos pensar também que voto obrigatório é passar por cima dos nossos direitos, afinal vivemos num país livre e democrático, temos o direito de escolher ao menos se o voto nos será facultativo ou não.
Como o próprio senhor Aristides defende, não adianta de nada o nosso país ter uma eleição com tanta tecnologia e organização, se as pessoas votam somente por obrigação e só para ratificar, o voto em branco é a melhor demonstração disso.
Quanto à educação cívica, não podemos cobrar de uma população, que em sua grande maioria é desentendida de política, que votem. Até por que não existem muitas opções de voto, com os exemplos que temos diariamente de corrupção dos políticos eleitos por nós mesmos, fica difícil ainda ter vontade de tentar eleger alguém honesto.

São Paulo, 20 de maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário